[ Lire et Commentant ] - " @mor" - Daniel Glattauer


Editora: Suma de Letras
Autor:  Daniel Glattauer
Ano: 2012
Número de páginas: 188
Avaliação: 



Sinopse:

"Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. A expectativa é uma faca de dois gumes e a realidade pode não estar à altura. Romance de estreia de Glattauer e campeão de vendas na Alemanha e na Espanha, o livro explora, sob roupagem moderna, sentimentos familiares a amantes de todas as gerações."

Fonte: Skoob

Oi Pessoal!

Eis o primeiro post de 2013, vasculhei como eu poderia começar o ano e só pude imaginar com uma resenha e tinha que ser de um livro que li no finalzinho de 2012 e que me conquistou bastante. Não sei como explicar, mas desde quando ele foi lançado ele me fisgou pela capa, depois pela sinopse e a cada dia que eu não tinha ele em mãos não conseguia me perdoar porque eu queria muito ler ele. O meu querido amigo Submarino (site onde geralmente compro livros) , fez promoção em Dezembro, e esse, o livro que eu tanto fiquei de olho em 2012 estava com um preço ótimo e eu não resisti, tratei de comprar e quando chegou fui logo abrindo e começando a ler, posso falar que não me arrependi nadinha.

Como colocar em palavras que você gostou muito de um livro? Tento, tento e não me vem nada em mente. Já li e reli o que escrevi e tenho vontade de apagar tudo e começar de novo. Não acho que estou fazendo jus ao quanto o livro e bom. 

Depois de um e-mail errado tentando cancelar a assinatura de uma revista e meses depois de uma mensagem coletiva de fim de ano Emma e Leo passam a trocar e-mails em alguns momentos diariamente em outros não com tanta frequência. Falam de tudo e ao mesmo tempo de nada, é inevitável, mas o relacionamento entre eles vai crescendo e se fortalecendo aos poucos e a cada dia vai ficando encantador. 

Emma ressalta a todo tempo que tem uma família maravilhosa, que ela é muito feliz, mas ao mesmo tempo confessa que a falta dos e-mails de Leo a deixam triste e com um sentimento de que está faltando algo. Leo acaba de sair de uma relacionamento frustado e sabe muito bem como interpretar uma pessoa simplesmente pelo que ela escreve e vai nos conquistando a cada novo e-mail que chega na caixa de entrada de Emmi.

O livro é todo contado pelas trocas de e-mails entre eles, o que sabemos de suas vidas pessoas e de suas caracteristas de fisionomia são apenas através dos e-mails trocados entre eles, o que nos faz ficar ainda mais envolvidos na história. A todo o momento tentava imaginar os dois, mas não era uma imagem muito clara, eram apenas flash´s e que só me fizeram querer continuar lendo mais, e mais para saber o que ainda estava por vir.

Sabe aqueles livros clássicos bem antigos, onde você tem um pretendente e nunca viu, nem tem como imaginar a fisionomia dele e que o único meio de se conhecerem eram com trocas de cartas e mais cartas para poderem ter uma fagulha de conhecimento sobre o outro?. Bem "@mor" me lembrou muito essa situação, só que ao invés de cartas, estamos na era digital e aqui são e-mail´s.

Daniel Glattauer soube nos envolver com uma narrativa muito leve e descontraída. Diálogos inteligentes, divertidos, sentimentais e irônicos . Os desejos e sentimentos um pelo outro vão crescendo, mas o medo de que ao se conhecerem poderão decepcionar um ao outro e acabar com o que construíram até o momento acaba nos deixando e deixando a eles bastante apreensivos.

Não consegui largar o livro depois que comecei a ler, embalei na leitura literalmente. Parecia uma maluquinha em casa, que ria alto, chorava, xingava, vibrava de alegria, ficava toda melosa depois de uma e-mail lindo *-* e a maluca aqui acabou a leitura fazendo jus a quem realmente me achou maluca, porque fiquei com raiva, com um sentimento de "EU NÃO ACREDITO QUE ELE TERMINOU O LIVRO ASSIM, SÉRIO?" 

Depois de um e-mail que eu não consegui acreditar que estava lendo, viro a página e me deparo com um "Continua...." Fiquei com cara de boco e depois fui tirar a história a limpo, tinha que tirar a história a limpo porque não iriam conseguir dormir depois desse final naquela noite.

 Descobri que esse é o primeiro de dois romances da série "@mor", a Suma de Letras pretendia lançar a continuação ainda em 2012, mas pelo visto isso não aconteceu. O autor é austríaco e a previsão do lançamento do segundo livro era em Agosto de 2012 e provavelmente já foi lançado lá, só posso dizer que espero que a equipe da Suma não demore na tradução e lançamento desse segundo e ultimo livro dessa história tão cativante. Eu estou muito ansiosa pela continuação e desfecho do relacionamento desses dois.

Acabo de ver cutucando no facebook que a Suma de Letras informou pretender lançar o segundo livro em Maio de 2013, agora é só esperar!


 Capas Portuguesas: Achei a tradução do título mais compatível com a história, mas a capa brasileira é linda! Estou pensando em comprar as versões portuguesas, achei elas maravilhosas!





















 Frases Preferidas:


  "Penso muito em você, de manhã cedo, ao meio-dia, no fim da tarde, à noite, entre esses horários, e logo antes e depois deles - e também durante eles."

  “Escrever é como beijar, só que sem os lábios. Escrever é beijar com a cabeça.”

  "Assunto: Falta Algo Caro Leo, quando você fica três dias sem me escrever, duas coisas me ocorrem: 1) Sinto saudades. 2) Falta-me algo. Ambas não são nada agradáveis. Faça algo a respeito! Emmi. "

  "Pra mim tanto faz se você na realidade é diferente da "minha heroína" Emmi do meu romance de email"

  “Eu gostaria tanto de beijar você. Tanto faz como você é. Eu me apaixonei por suas palavras.”


Beijos ;**

47 comentários:

  1. CARAAAACA!
    Começou realmente bem.
    Meeeu, primeira coisa que pensei ao terminar esse livro (depois do "COMO ASSIM CONTINUA...?", claro) foi: Como será que se resenha um livro desses?! Sério, pareceu completamente impossível. Meeu, só tem e-mail '-'
    MAAAS, lógico que a Dona Lígia não vê obstáculos, e conseguiu. Aliás, de forma incrível você expressou meus sentimentos ao lê-lo. Pqe é muito isso. A gente entra na história, ri, se emociona, e quando tudo parece que vai acontecer de verdade... Vem o "continua..." E eu nem sabia nada sobre essa continuação, mas no livro tava escrito que era o único do autor no Brasil (e que o nome original era "Bom para o vento norte" - o que faz muito mais sentido do que @amor u.u) e meeeu, eu fiquei doida, serio '-'
    E vem você com essa notícia linda *-* Maio, sério? (yn) (yn)
    Me identifiqei bastante com os e-mails e tudo mais, conheci meu namorado assim virtualmente *--* e para mim era tudo tão correlacionado sabe?! ><' Indescritível minhas emoções ao ler esse livro lindo, fofo e sem fim, AHSUHAUSHAUSHUAH'
    A sua primeira frase foi a que mais gostei do livro todo ><' E olha que ele tem bastantes frases copiáveis. AHSUAHSUHAUHSUAH'

    ADOREEEEEI A PRIMEIRA RESENHA DO ANOOO! Õ/
    Que venham mais, mais, mais ><'

    P.S: Maio é um mês lindo! Vou torcer muuito para a continuação desse livro estar em uma das promoções de comemoração dos 3 anos de Lígia et son monde ;D

    Sorriso bobo maior do mundo de resenha nova *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu vi esse comentário eu falei "Nossa!!! Só podia ser Mireely" Adorei tudo o que você falou, realmente o livro é lindo, lindo achei o título e a capa portuguesa linda "Quando sopr@ o vento Norte", em português de PT já foi lançado o segundo livro e ele se chama " A Setim@ Onda", vou atualizar o post com as fotos para você ver!

      Excluir
    2. Oh pardon, devo confessar que exagerei no tamanho do texto. Mas deu pra notar que fiquei realmente empolgada né?!
      Nem preciso comentar que o título que falei não tem nada a ver com o que é realmente, né?! Vou usar como desculpa que era tarde, eu tava morrendo de sono, e pesquisei rapidamente pelo celular... AHSUAHUSHAUSHUAH' perdoada? XD
      Nossa, as capas portuguesas realmente são fofas ><' ><'
      Mas a nossa é mais instigante e dá mais vontade de morder! [/Tenho uma amiga que gosta de livros que dão vontade de morder, vai entender... AHSUAHSUAHSUHAUSHAUHSUAHS'

      Excluir
  2. Oi Ligia, tudo bem??

    Que maravilha começar o ano com uma ótima resenha, de um livro encantador, não é!?!?!

    Fico super feliz por você ter se apaixonado pelo livro! No começo eu achei que seria chato, sabe? Aquelas trocas de e-mails o tempo todo. Mas no meio para o final, oh meu Deus!!! *-*

    Me surpreendi com Leo, sério! Ele é muito galanteador com as palavras e faria questão de conhecê-lo pessoalmente! Loucura, loucura, loucura!

    Não vejo a hora de ler o segundo!!

    Um beijo! ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Jeh *-* Tudo bem sim! Comecei o ano com o pé direito! Também achei que não iria gostar no comecinho, mas depois embalei ;) Também me surpreendi com o Leo! kkkk Loucura, loucura loucura... ele me conquistou direitinho rsrs

      Acredita que eu já li o segundo? Não aguentei de ansiedade de li em e-book, agora estou ansiosa para ver como vai ficar na adaptação brasileira *-*

      Beijos

      Excluir
  3. Eu não li ainda :( Ligiinha me empresta?!!

    ResponderExcluir
  4. Amiga esse num foi aquele que a gente comprou? depois de terminar aquela montanha de livros que tenho pra ler eu ´pego ele contigo kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim... esse foi aquele que compramos!! Adoreiii!! Estou pensando seriamente em comprar os livros portugueses... dá em torno de 38Euros ou libras.. quase comprei hoje! Não foi hoje, mas vai qualquer dias desses! É linda a história!

      Excluir
    2. Amiga se vc ainda tiver ele eu vou querer pra mim ta?!!kkkkkkkk

      Excluir
  5. Eu ainda não li esse livro ;/ Já vi bastante resenha sobre ele, e tenho certeza que vou amar *-* Quanto as capas, eu preferi as portuguesas. haha
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!! A capa brasileira foi bem chamativa, eu gostei! Mas achei, pelo menos a do primeiro livro, bem de acordo com a historia ;) o título mesmo é lindo! Ai ai estou vendo que logo, logo vou mesmo comprar!

      Excluir
    2. A capa brasileira ficou bem divertida né? Acho que se eu pudesse eu compraria todos só por causa da capa. hahaha
      beijos

      Excluir
  6. Oxe quero ler ele tbm!! Depois vou comprar Amante Eterno igual o de Isa...;) é lindo!!!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa Renana! Infelizmente comentários Anônimos não são aceitos... se quiser tem uma opção depois que é Nome/Link lá você pode comentar colocando o seu nome!

      Abraços!

      Excluir
    2. Até propaganda! õ.O
      HAUSHAUSHUAHSUAHSUAHSUAHS' õ/
      Paguei dez reais no meu *o*

      Excluir
    3. Mireely eu também paguei 10,00 no meu... Quando vi o do Renan achei caro rsrs

      Excluir
    4. serio isso? 10,OO reais? aonde vocês compraram? por favor não fala que foi na saraiva ):

      Excluir
    5. Não foi. Foi no Sub.
      Uma promoção (igual a que ta tendo) de 5 livros por 50 reais. *-*
      Fiz a festa... AHSUAHSUHAUSHUAHSUAHSA'

      Excluir
    6. Adoro essas promoções! Vou ficar de olho agora!

      Excluir
    7. Tá tendo essa mesma promoção desde quinta passada Clara (:
      Aliás, curte o "Descontos em Livros" no face, é o esquema para nunca mais ter dinheiro na vida.
      AHSUAHSUAHSUHASUHAUSHUAHS'

      Excluir
    8. UAHSUAHSUAHSU
      Quando eu vi o que você disse fui lá correndo e comprei 5 livros, logicamente!

      Excluir
  8. Gente tentei le-lo no pc e não consegui.O meu oculos não ta ajudando muito e o jeito vai ser comprar mesmo. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh eu não aguentei e baixei o segundo! Você vem mesmo aqui em casa amanhã? Eu lhe empresto o meu *-*

      Excluir
    2. Ah, a sua ideia me pareceu viável.
      "Não aguentei e baixei o segundo!" ²
      Estou lendo no computador XD

      Excluir
    3. Eu sou a unica que não gosta de ler pelo computador? Prefiro livro físico mesmo!

      Excluir
    4. :( não consegui ir ai mais essa semana te ligo e combino de pegar os livros no seu trabalho. Esta muito corrido essa semana e estou terminando de ler Um dia e aproveito pra começar a ler esse que gostei do comecinho :D

      Excluir
    5. Um Dia? Não curti muito não.
      Gostei da história, os diálogos são fofos...
      Mas achei o livro um tanto maçante e enrolação pura.
      Tinha hora que dava vontade de largá-lo :s

      Excluir
  9. Ainda não li esse livro, mas pelos seus comentarios e os da Mirely eu fiquei bem curiosa! Só achei o livro com poucas paginas, livro assim eu tenho vontade de não terminar ):

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Clara, só leia quando estiver com a continuação em mãos. Se dá raiva em meros mortais quando acaba, imagina com você qe não curte livros peqenos... HASUAHSUHASUHAUHSUHAS'

      Excluir
    2. UAHSUAHSUAHS vish então vai demorar para ler o livro, não consegui nem o primeiro, como vou conseguir o segundo?

      Excluir
    3. Calma, tudo no seu tempo...
      O segundo nem foi lançado aqui ainda D: D:
      #todoschoram

      Excluir
    4. Serio? Então só vou ler quando lançar!

      Excluir
  10. Oi Lígia,
    Feliz 2013, amiga!!!
    Que livro bom para começar o ano. Eu adorei @mor e estou curiosa para saber o que vem por aí na continuação! rs...
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camis!!!!! Feliz 2013 amiga ;) Adorei o meu inicio de ano e tbm estou ansiosa para ver como vai ficar na tradução brasileira. Eu não aguentei e baixei o e-book na versão português de Portugal rsrs Beijos ;*

      Excluir
  11. Valeu amiga por ter lembrado de mim e comprado o livro pra mim!!\o/ muito feliz :) Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só falta você vir buscar aqui em casa, porque ele já chegou ;)

      Excluir
  12. Tava lendo a Resenha de novo e prestei atenção nas frase agora e são tão cuti ^-^ preciso urgente terminar minha meta de leitura para acrescentar outros kkkk concerteza ele vai entrar.

    ResponderExcluir
  13. Oi Lígia! Tudo bem?
    To curiosa pra ler esse livro faz tempo! Ele parece ser mesmo uma graça, mas sempre fico protelando a leitura, e comprando outros livros na frente, mas a sua resenha me deu mais empolgação para lê-lo!
    E eu achei super interessante ele ser escrito todo em e-mail, estou curiosa pra ver como o autor conduziu a narrativa dessa forma!
    Bejos!

    ResponderExcluir
  14. Oiii!!! Adorei esse livro quando li e estou ansiosa pela sequencia... Peguei o livro emprestado de uma amiga... Quero muito ganahar essa promoçao para ter unzinho so para mim...
    Bjussss

    ResponderExcluir
  15. Oi Lígia!

    Já li bons comentários desse livro e tenho vontade de lê-lo.
    Também fiquei interessada, a princípio, por causa da capa, rsrs.

    ResponderExcluir
  16. Amei , lembrei de "Fiquei com seu número" .. Porque ambos estão cercados pelo acaso, que sem querer querendo, dá uma reviravolta em suas vidas e os fazem questionar o que são e o que querem ser na verdade. Muito bom,quero ler!

    ResponderExcluir

-Sua opinião é sempre bem vinda e eu adoro saber o que vc achou *-*

- Não tem uma conta no blogger? Pode comentar com a opção NOME(seu nome)/ URL (link do seu perfil em alguma rede social.)

- Comentários Anonimos não serão aceitos.

- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

- Irei responder aqui nesta pagina mesmo! então por favor volte depois para conferir a resposta ;D

- Em caso de interesse em fazer parceria com o blog,sugestões, críticas ou algo mais entre em contato.

- Obrigada por comentar!

 
Tecnologia do Blogger | Layout feito por Adália Sá | Modificações e ajustes Lígia Paulino | © Todos os direitos reservados 2010 Lígia et son monde