[ Lire et Commentant ] - Wake - Despertar - Lisa McMann

Editora: Novo Século
Autor:  Lisa McMann
Ano: 2010
Número de páginas: 208
Avaliação: 



Sinopse:

"Para Janie, uma garota de 17 anos, ficar presa dentro dos sonhos de outras pessoas está se tornando normal. Janie não pode contar a ninguém sobre o que acontece com ela – eles nunca acreditariam, ou pior, achariam que é uma aberração. Então, a adolescente vive no limite, amaldiçoada com uma habilidade que ela não quer e não pode controlar. Mas, de repente, Janie entra em um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez ela deixa de ser expectadora e se torna uma participante."

Fonte: Novo Século


Quando fui reler esse livro para discutir na reunião do clube desse mês, Clube Livro Aberto, acabei reparando que eu não cheguei a fazer a resenha dele aqui. Não me lembro o motivo de não ter feito, mas essa série é uma das minha favoritas.

Acho que foi por isso, quando eu gosto muito de um livro, filme ou até mesmo série me sinto travada em como mostrar para todos o que eu achei, o que senti quando estava lendo o livro e por vezes acaba passando despercebido que eu no fim das contas acabei não fazendo.

Bem, como falei essa minha resenha está sendo feita depois de ter lido o livro pela segunda vez, e eu gostei dessa experiencia. Percebi detalhes e nuances que não tinha percebido da primeira vez que li. No primeiro momento, assim como eu, acredito que vocês irão estranhar a escrita da Lisa Mcmann.

Ela tem um jeito direto de lidar com o enredo. Tudo é narrado de um modo simples e geralmente em terceira pessoa,  só que focado na experiência de Janie. O livro começa no estilo de um diário, mostrando quando ela se lembra de ter entrado no sonho de alguém pela primeira vez.

Esse primeiro livro se torna bastante introdutório,  tanto eu, como vocês e Janie queremos entender o que acontece e começamos a compreender juntos no decorrer da trama, nada de nos preparar primeiro, ela vai soltando alguns pontos no desenrolar da história.

O livro é escrito na dose certa, um pouco de ficção por parte dos sonhos,  o surreal de algo assim acontecer com alguém, como também a parte real em podermos manipular com quem e o que queremos sonhar. O quanto podemos revelar de nós mesmos em um sonho. Está presente uma pequena parte investigativa, onde a série pode se enquadra em um meio policial, só que por ser introdutório é no segundo livro que temos uma maior parte investigativa.

Todos nós queremos alguém que nos entenda e nos complete, justamente preencher aquilo que nos falta. Eis que temos Cabel (suspira), serio eu gostei muito dele e de sua personalidade. Não é o cara perfeito que todo conto de fadas demonstra e sim um  cara real e que para mim combinou bastante com a Janie. gostaria muito de um Cabel para mim,  já sabem o que me dar em meu aniversário hem? (risos)

A leitura flui facilmente, comecei e terminei o livro no mesmo dia. Para mim, a leitura não se tornou cansativa. A  diagramação, o tamanho da fonte e o aspecto geral do livro colaboram para uma rápida leitura sem contar que depois que começamos fica difícil não querer chegar logo no final para saber como tudo irá terminar. Lisa McMann conseguiu me sugar e não consegui sossegar antes que tivesse lido os três livros.

Como é sequencial , a trilogia aqui no Brasil já deve todos os três livros lançados.


Wake - Despertar - 2010
Fade - Desvanecer - 2010
Gone - Desaparecer - 2010

Muito em breve voltarei com resenhas dos outros dois volumes para vocês, mas para deixa-los com um pouco mais de vontade para ler o livro deixo alguns trechos que mais gostei.



 Frases Preferidas:

  “ Janie ajusta o maxilar. 
Está cansada de chorar. 
Recusa-se a fazer ceninhas. 
Quando volta a sentir os dedos dos pés, fica em pé, pega seu casaco e sua mala feita da noite para o dia, e vai cambaleando até a porta.”

  “...as coisas ruins nunca vão embora. E não é culpa de ninguém."

  “Cabel está de costas para ela. 
Janie sente um impulso de colocar a mão no cabelo dele. 
Se conseguisse alcança-lo faria isso. 
Mas então ela tira essas idéias da cabeça."



Beijos ;*

6 comentários:

  1. Oi, Lígia.
    Que milagre encontrar alguém que gostou dessa série assim como eu! Na época em que os livros foram lançados, muita gente comentou que teve problemas com a narrativa da autora, mas eu gostei bastante da simplicidade da escrita dela. Deixou a leitura mais fluída para mim!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camis! Eu li o livro assim que ele lançou e não me arrependi do que li. Agora que li pela segunda vez, pude perceber várias coisas da qual gostei e só tornou a minha avaliação do livro mais positiva ;)

      Me acostumei bastante com a escrita dela, algo que me fez qual que gosto do livro. Ela não enrola, simplesmente vai direto ao ponto :D

      Beijos

      Excluir
  2. Oi Ligia!
    Faz um tempinho que estou lhe devendo uma visita. Desculpe a demora. O blog está lindo demais.

    Eu não li nenhum livro da série e acho que a essa altura eu não lerei mais. Perdi o interesse, por enquanto. Mas tenho que comentar que fiquei com invejinha. Adoraria participar de clubes do livro, tb. Aqui em minha cidade não tem. É uma pena pq eu amooo comentar sobre os livros que eu leio com outros apaixonados.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri! :D

      Muito obrigada, e nem me vem falar de visita, pense numa correria e falta de tempo, também estou sumida do Entre Fatos & Livros, qualquer dia darei uma passadinha ;)

      Sabe se não tem um clube na sua cidade toma a iniciativa de criar, quem saber não aparecem outros leitores que estavam esperando algo assim começar!

      Obrigada pelo carinho *--* Beijão!

      Excluir
  3. Eu li esse primeiro,mas não consegui ler os outros,não me prenderam de jeito nenhum....

    Eu até que gostei desse mas sei lá,me desencantei.... Adorei a resenha!!

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia :D Algumas pessoas que eu conheço também não se ligaram a história, acho que vai de cada um né? Ou até mesmo aquela ansiedade pelo livro diminui quando tempo ele e muitas vezes o tempo passa e o interesse para ler ele também... sei bem como é! Já aconteceu isso comigo várias vezes.

      Beijãoo ;*

      Excluir

-Sua opinião é sempre bem vinda e eu adoro saber o que vc achou *-*

- Não tem uma conta no blogger? Pode comentar com a opção NOME(seu nome)/ URL (link do seu perfil em alguma rede social.)

- Comentários Anonimos não serão aceitos.

- Comentários ofensivos/preconceituosos serão deletados.

- Irei responder aqui nesta pagina mesmo! então por favor volte depois para conferir a resposta ;D

- Em caso de interesse em fazer parceria com o blog,sugestões, críticas ou algo mais entre em contato.

- Obrigada por comentar!

 
Tecnologia do Blogger | Layout feito por Adália Sá | Modificações e ajustes Lígia Paulino | © Todos os direitos reservados 2010 Lígia et son monde